Postagens

Quando entendemos a realidade da incerteza, nos libertamos

Imagem
Entender a realidade da incerteza e relaxar, nos liberta para ver que podemos melhorar, independentemente das circunstâncias. É percebendo a nossa fragilidade, que conseguimos definir planos de contingência, planos preventivos para reduzir os perigos e definir ações de mitigação, caso o risco ocorra. Todas as atividades possuem perigos que se não controladas resultarão em riscos, quanto mais cedo planejamos barreiras, seguidas de ações para detectar a tempo esses eventos, mais rapidamente teremos segurança, eliminando as incertezas.  É preciso ter paciência e resiliência para vencer esses eventos, pois nem sempre teremos o controle de todos eles. Neste episódio, apresento exemplos da agricultura, que por mais que tenha realizado tudo certo, um vendaval de chuvas ou vento, pode levar tudo, um fogo ou uma geada, pode queimar tudo. O que precisamos é relaxar e renovar nossa esperança. Aprender com a falha e traçar um novo caminho. Quando faço esses comentários, procuro utilizar exemplos v

Quem tem a coragem de fazer o bem, tem que ter a sabedoria de suportar a ingratidão

Imagem
Mesmo você dando o seu melhor, fazendo tudo o que está ao seu alcance, ainda assim, você poderá receber uma ingratidão. Isso acontece porque nem sempre a pessoa que recebe está na mesma sintonia de quem faz. Momentos da verdade diferentes, que exigem adaptação, empatia e resiliência, seguida de sabedoria para compreender o momento de quem receberá os benefícios do que você estiver fazendo. É preciso questionar, saber o que ele deseja, o que se espera e quais as expectativas com aquilo que será realizado, para depois definir uma abordagem e oferecer algo que seja capaz de agradá-lo. Adotando a empatia, conseguiremos compreender melhor o cliente, oferecendo alternativas flexíveis e personalizadas para que o cliente saia satisfeito. É como chegar em uma padaria e pedir um pãozinho na chapa, e o chapeiro não perguntar nada, passar a margarina e colocar na chapa. O resultado pode ser a ingratidão, pois para aqueles que gostam do pãozinho crocante e ele sair macio, terá uma percepção de ter

Recorda que você é água, fogo, ar e terra

Imagem
Recorda que és água, que chora, limpa e flui. Recorda que és fogo, cativa, queima e transmuta. Recorda que és ar, silencia, foca e decide. Recorda que és terra, conecta, constrói e entrega. Buda. Uma sábia mensagem que faz com que refletimos o efeito da natureza sobre nós.  Somos seres humanos que precisamos destes elementos da natureza para sobreviver, mas muitas vezes esquecemos disso. Achamos que somos soberanos e absolutos, deixando de lado esses elementos, apostando tudo na tecnologia atual. Precisou da pandemia para redescobrirmos o quanto o ar é determinante, o quanto precisamos de descanso, de silêncio e principalmente de água e fogo. O mundo precisou parar para as pessoas voltarem ao lar e se agasalhar apenas com os seus. Precisamos resgatar nossa natureza interior e trabalhar em sintonia com a vida, pois não existirá vida sem água, fogo, ar e terra. Precisamos parar de ignorar isso e trocar energia com eles para melhorar a nossa. Somos parte da natureza, não podemos continuar

Você precisa ser o primeiro a acreditar em seus sonhos

Imagem
O primeiro erro de um projeto é quando ficamos esperando pela ação de outra pessoa. É preciso assumir a responsabilidade pela realização dos seus sonhos, pois na maioria das vezes, seremos forçados a ter outra opção, pois cada pessoa tem um objetivo, um sonho e darão prioridades diferentes. Ficar sentado a beira de um caminho esperando por um milagre, que alguém passará na rua e irá te descobrir, sem que você faça a sua parte, dificultará e muito, para ser reconhecido e obter resultados. Quem entra na chuva, precisará se molhar. Os melhores talentos do mundo, tiveram poucas dúvidas do que faria, dormiram pouco e malharam incansavelmente até conseguirem êxito.   Outro segredo rico destas personalidades, é que eles buscavam inspirações simples, sempre com foco em satisfazer alguém, com base naquilo que consideraram importante. Fizeram metas plausíveis e objetivas, mantiveram o foco e procuraram adequar o sonho a realidade em que viviam. De maneira clara, sempre reforçam o que pensam, com

Feliz dia do amigo

Imagem

O Desafio Diário do Gestor de Atendimento da Área da Saúde

Imagem
No artigo Qualidade no Atendimento um Desafio Constante para Serviços de Saúde comentei que deveríamos discutir o tema Gestor de Atendimento . Um profissional que tem como responsabilidade planejar o atendimento que será oferecido pela equipe de atendentes, com base na missão, valores e visão da instituição, bem como, no perfil epidemiológico, para em seguida acompanhar, controlar e monitorar os atendimentos realizados com objetivo de capacitar, desenvolver, orientar, distribuir e conduzir os atendentes rumo aos RD – Resultados Desejados pelos sócios diretores da organização. Perceba que estas responsabilidades são bastante complexas e consomem um considerável tempo para observação, análise crítica de dados e planejamento de ações estratégicas, corretivas e preventivas.  Exigindo algumas características pessoais do profissional para se obter êxito no comando diário desta função. Podemos destacar como características pessoais básicas: ·          Ter como foco a satisfação do cliente

Conceito de qualidade na saúde

Imagem
Comentários do e-book : A qualidade fazendo parte de você! Ronaldo José Damaceno, 2020. Referente : Definição de qualidade para gestão em saúde Pensamento : Qualidade na saúde é a adequação prática da humanização seguidas de técnicas seguras para barrar perigos e reduzir riscos inerentes às atividades assistenciais e diagnósticas voltadas para a manutenção da vida. Etiquetas : #acreditaregestores #rdconsultoria #qualidade #gestaoemsaude #saude #perigos #riscos #praticasegura #humanização #segurancadopaciente #tecnicasegura #evidenciaobjetiva   Existem vários pensadores que defendem que gestão em empresa é tudo igual, que é só implementar as ferramentas e metodologias tradicionais de mercado. Depois de 30 anos oferecendo serviços de consultoria e gestão estratégica, administrativa, gestão de qualidade, gestão de atendimento e gestão de faturamento, com foco quase que exclusivo na saúde, bem como, depois de alguns cursos e MBA específico para a saúde, posso afirmar que as ferra